Curso Técnico de Metrologia

Se você gosta de Físicas e Matemática, então leia:

A metrologia, definida como a “ciência da medição e suas aplicações”, tem como foco principal prover confiabilidade, credibilidade, universalidade e qualidade às medições. Como as medidas estão presentes, direta ou indiretamente, em praticamente todos os processos de tomada de decisão, a abrangência da metrologia é imensa, envolvendo a indústria, o comércio, a saúde, a segurança, a defesa e o meio ambiente, para citar apenas algumas áreas. Estima-se que de 4 a 6% do PIB nacional dos países industrializados sejam dedicados aos processos de medição.
A metrologia também desempenha um destacado papel na ampliação da inserção internacional do País, que requer uma uniformidade global nas medições que se estende praticamente por todos os campos da ciência. A Metrologia contribui não só para a inovação tecnológica, como se constitui em uma importante ferramenta para remover as barreiras técnicas não tarifárias que tanto ameaçam a consolidação das áreas econômicas de livre comércio preconizada pelo fenômeno da globalização.

O objetivo geral do Curso Técnico em Metrologia, convênio Inmetro/SEEDUC-RJ, é de promover uma educação profissional de excelência, formando técnicos de nível médio, com habilitação profissional em Metrologia, desenvolvendo um modelo de formação de recursos humanos capaz de atuar em todos os setores diretamente relacionados com a ciência da medição e suas aplicações, preparando ainda o educando para a formação integral e exercício consciente da cidadania.

O Curso Técnico em Metrologia, observado o objetivo geral definido anteriormente, tem ainda os seguintes objetivos específicos:
I
. Desenvolver um modelo de formação e capacitação de recursos humanos voltado para a geração de profissionais que possam atuar nas áreas de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial, de acordo com as tendências tecnológicas atuais e em consonância com a demanda dos setores produtivos;
II . Promover a capacitação de recursos humanos direcionados para o aprimoramento da produção Industrial básica, em programas curriculares e extracurriculares;
III . Aplicar a legislação e as normas referentes a produtos, qualidade, saúde. segurança e meio ambiente;
IV . Comparar técnicas de controle de qualidade referentes a processos, insumos e produtos;
V . Utilizar instrumentos, máquinas e equipamentos de medição e controle;
VI . Utilizar e desenvolver técnicas de controle de qualidade;
VII . Montar, instalar, calibrar e testar equipamentos e instrumentos de medição.
VIII . Promover a formação de uma personalidade comprometida com a qualidade de vida.

Os alunos são admitidos por inscrição no matricula fácil obedecendo aos critérios do edital, com entrada anual, e as disciplinas são divididas em Disciplinas Regulares e Técnicas. As Disciplinas Regulares são ministradas na parte da manhã no Colégio Estadual Círculo Operário (CECO) e atendem à matriz curricular obrigatória do Ensino Médio. As Disciplinas Técnicas são ministradas no Inmetroà tarde por analistas e pesquisadores do instituto.

Voltar para: Biotecnologia ,Ensino Médio Regual ou Principal