Curso Técnico de Biotecnologia

Se você gosta de Ciências Físicas e Biologicas, então leia:

A Biotecnologia é uma área da ciência em acelerada expansão, que vem causando impactos profundos na sociedade por sua quase ilimitada gama de aplicações tecnológicas. Biotecnologia é "qualquer aplicação tecnológica que utilize sistemas biológicos, organismos vivos ou derivados destes, para fazer ou modificar produtos ou processos para usos específicos" (Convenção sobre diversidade biológica – ONU). No mundo inteiro, projetos de pesquisa neste campo estão introduzindo avanços importantes para a saúde humana, reprodução animal, preservação ambiental, agropecuária, indústria de alimentos, entre outros. Sendo assim, a biotecnologia vem abrindo novas perspectivas para quem detém conhecimento na área e sabe utilizar seus modernos instrumentos.

O objetivo geral do Curso Técnico em Biotecnologia, convênio Inmetro/SEEDUC-RJ/UFRJ, é de promover uma educação profissional de excelência, formando técnicos de nível médio altamente qualificados capazes de fornecer apoio técnico a laboratórios de diversos setores da ciência e indústria, atendendo a crescente demanda do mercado no setor da biotecnologia.

A formação de recursos humanos qualificados em biotecnologia, observado o objetivo geral definido anteriormente, tem ainda como objetivo específico a formação de técnicos especializados, que possam atuar em:
I . ações integradas, transversais e multidisciplinares da biometrologia, com ênfase em produtos da biotecnologia, nanotecnologia e da funcionalidade de equipamentos médicos e odontológicos;
II . na validação de métodos e materiais de referência em apoio à biometrologia de modo a prover rastreabilidade em análises clínicas, de alimentos, ambiental, biológica, fármacos, medicamentos e em biocombustíveis;
III . atuar questões de regulamentação relacionadas a substâncias potencialmente tóxicas.

Os alunos são admitidos por inscrição no matricula fácil obedecendo aos critérios do edital, com entrada anual, e as disciplinas são divididas em Disciplinas Regulares e Técnicas. As Disciplinas Regulares são ministradas na parte da manhã no Colégio Estadual Círculo Operário (CECO) e atendem à matriz curricular obrigatória do Ensino Médio. As Disciplinas Técnicas são ministradas no CECO (Biotecnologia) à tarde, por analistas e pesquisadores do instituto.

Voltar para: Metrologia , Ensino Médio Regular ou Principal